Associação de Antigos Tunos da Universidade de Coimbra

2014Histórico
28 Novembro 2014
Foto aatuc teatro gil vicente 1 770 2500

Espetáculo de angariação de fundos para a construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.


PROGRAMA

1ª PARTE
ORQUESTRA DA AATUC
Augusto Mesquita, Maestro

Il Gatto - Ennio Morricone
Cinema Paradiso (Se...) - Ennio Morricone
Amapola Lacalle - Morricone
Il Gattopardo (Valzer Verdi) - Nino Rota
Ave Maria * - Caccini/Mercurio
Cantar de Emigração * - Rosalia de Castro/José Niza
Valsa n.º 2 - Dmitri Shostakovich
Dança Eslava n.º 8 - Antonín Dvorák

*Fábio Borges - Tenor

2ª PARTE
ILUSIONISMO
Dr. Jorge Condorcet

ORQUESTRA DE TANGOS DE COIMBRA
Augusto Mesquita, Direção

El Ultimo Farol
Balada para un loco
Mano a Mano
Palomita Blanca
Adiós Noniño

3ª PARTE
SERENATA DE COIMBRA
Grupo de Fados Raízes de Coimbra

 

Org: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo

Apoio: Câmara Municipal de Ílhavo

 

Maestro AUGUSTO MESQUITA
Iniciou os seus estudos musicais em Braga, com o compositor Manuel Faria. Quando veio cursar a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra prosseguiu estudos também no Conservatório Regional, onde foi aluno de Mário de Sousa Santos e de Gilberta Paiva.
É diplomado em Piano e Composição pelo Conservatório de Música de Lisboa. Autor de peças para piano e de arranjos de música coral e instrumental, tem-se apresentado frequentemente ao piano. Nos últimos anos dedicou-se também à Direcção e arranjos para orquestra, realizando Concertos de Gala, cujos programas concebe.
Dirigiu o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra de 1992 a 2003, tendo dirigido também o Coro da Administração Regional de Saúde, o Coro de Câmara de Coimbra e o Coro de Câmara do Conservatório de Música de Coimbra. Desde a sua fundação em finais de 2002 é maestro do Coro "Advocal", constituído no seio do Conselho Distrital de Coimbra da Ordem dos Advogados, e em Agosto de 2003 assumiu a Direcção Artística da Orquestra dos ANTIGOS TUNOS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA.
De 1994 a 1999 foi Presidente da Direcção do Conservatório Regional de Coimbra, onde actualmente é professor do Quadro de Nomeação Definitiva e assegura a direcção da Orquestra Clássica. Em 10 de Junho de 1997 foi agraciado por S.Exa o Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Professor Jorge Condorcet dos Pais Mamede (ilusionista)
Frequentou quatro cursos superiores na Universidade de Coimbra, tendo concluído a Licenciatura em Farmácia e em Biologia. Dedicou toda a sua vida ao ensino e à magia, tendo sido o mestre de Luís de Matos, que é considerado por muitos o maior ilusionista português de todos os tempos. Em Coimbra, enquanto estudante, pertenceu ao Orfeão Académico, à Tuna Académica, ao Teatro dos Estudantes e ao Coro Misto, do qual foi primeiro Presidente.
Posteriormente foi um dos fundadores da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, colaborou ativamente com Associação dos Antigos Orfeonistas, e presentemente com a associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra. Com estes sete Organismos viajou por Portugal e por todo o Mundo, em mais de uma centena de países dos cinco continentes, tendo atuado como cantor e ator, mas principalmente como ilusionista.
Seu Pai, Júlio Condorcet (médico já falecido), e Jorge Condorcet, irão completar em breve uma linha de 100 anos consecutivos de atividade na arte de uma “Magia Mesclada de humor”, e portanto, diferente da habitual.

Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra
A AATUC é composta por antigos (e alguns atuais) elementos da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, exercendo hoje as mais diversas atividades no campo da Docência, do Direito, da Medicina, da Magistratura, da Engenharia, etc. Atualmente, são cerca de 35 elementos jovens, entre os 18 e os 80 anos, que executam música pelo prazer de tocar, repartindo-se por uma Orquestra principal, dirigida pelo maestro Augusto Mesquita, uma Orquestra de Tangos, um Ilusionista e um Grupo de Fados e Baladas de Coimbra.
O repertório musical da orquestra principal inclui diferentes géneros musicais, compreendendo peças de música tradicional e erudita portuguesa e também algumas peças de compositores estrangeiros. Pela divulgação dos valores histórico-culturais e tradicionais de Coimbra e pelo seu trabalho pedagógico-recreativo e sociocultural, quase exclusivamente de carácter beneficente, a Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra está reconhecida com Instituição de Utilidade Pública e foi agraciada, em Fevereiro de 1996, com a Ordem de Mérito, por Sua Excelência o Presidente da República. Também a Câmara Municipal de Coimbra lhe concedeu, em 2004, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Coimbra. Ao longo dos seus 25 anos de existência promoveu uma enorme atividade cultural e de solidariedade, através da realização de concertos, que ultrapassam já as cinco centenas, nas mais diversas localidades de Portugal continental, Açores, Madeira, Macau, França, Canadá, EUA, Austrália, Brasil, Luxemburgo, etc., dedicando, nestas últimas, especial atenção às Comunidades Portuguesas aí estabelecidas.
Por ocasião do 10.º e do 15.º aniversário da AATUC foram gravados 2 CD com as memórias musicais da Associação, incluindo algumas peças importantes do património musical da região de Coimbra. Em Dezembro de 2002 a Orquestra de Tangos (que já atuou para o Presidente da República da Argentina) gravou um CD de solidariedade, cujas receitas foram entregues, na totalidade, ao Banco Alimentar contra a Fome. Em Dezembro de 2004, comemorando os seus 20 anos, a Orquestra Principal dos Antigos Tunos apresentou uma nova produção discográfica, intitulada “Natal”, cujas receitas foram entregues à AMI – Assistência Médica Internacional.
Em Outubro de 2009 a AATUC gravou um novo CD, cujos lucros se destinaram à Universidade de Coimbra, como contributo voluntário para as prenunciadas obras de recuperação da Torre da Universidade. O título deste CD, “280 anos depois…”, foi inspirado na idade da Torre. Ainda em 2009, no mês de Dezembro, foi apresentado um segundo CD da Orquestra de Tangos, entretanto rebatizada como Orquestra de Tangos de Coimbra, cujas receitas foram destinadas à Casa de Infância Doutor Elysio de Moura. No encerramento das comemorações dos seus 25 anos, em Dezembro de 2010, editou um novo CD com os 25 melhores temas gravados ao longo da sua existência, cujas receitas foram entregues à Fundação Portuguesa de Cardiologia.

€ 5,00

auditório

M/3

 
23 MILHAS
Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo - Portugal
tel +351 234 397 260
23milhas@cm-ilhavo.pt 
©2012 CCI
Acessibilidade

powered by Wiremaze