DOM | 16h00
Joana Gama, pianista bracarense, celebrou durante 2016, com o apoio da Antena 2, os 150 anos do nascimento de Erik Satie, com uma série de manifestações artísticas em torno do compositor. Figura singular e difícil de classificar, em Satie convivia a mais profunda melancolia, o mais boémio estilo de cabaret, o mais solene dos espíritos eclesiásticos assim como uma leveza jovial um tanto naïve. Mais conhecido como compositor, Satie foi também escritor compulsivo, nomeadamente de textos humorísticos e corrosivos, como aqueles que serão lidos por Nuno Moura, durante o concerto.
FICHA TÉCNICA
Piano Joana Gama
Leituras Nuno Moura
Biografia
Joana Gama (Braga, 1983) é pianista. Em 2016 entregou a sua tese de doutoramento sobre música contemporânea portuguesa para piano na Universidade de Évora e, com o apoio da Antena 2, celebrou os 150 anos do nascimento de Erik Satie com uma série de manifestações artísticas em torno do compositor. Para além da actividade a solo, nos últimos anos - como pianista, compositora e performer - tem estado envolvida em projectos que aliam a música às áreas da dança, do teatro, do cinema e da fotografia.
Nuno Moura (Lisboa, 1970) é um dos elementos mais desalinhadamente activos da poesia portuguesa contemporânea. Ex-jogador de pólo aquático, tem declamado em todo-o-terreno, a solo, em dupla (c/Paulo Condessa, Luca Argel, Joana Gama) ou em grupo (Ventilan), além de responsável por projectos editoriais performativos e surrealizantes. Depois da Mariposa Azual, fundou a Mia Soave e mais recentemente a Douda Correria.
“Acorda à Tarde” é um ciclo de concertos que vai aquecer o nosso Inverno. Entre outubro e fevereiro, o Teatro da Vista Alegre acolhe oito concertos dos mais exímios músicos, virtuosos tocadores de cordas e extraordinários cantautores da atualidade. Vão ser concertos envolventes para fazer ressoar as madeiras de um dos teatros mais acolhedores da região.
Quer-se uma tarde de deleite e queremos que se sinta em casa. O desafio será trocar o habitual programa de televisão por um concerto real e intimista. Depois deixe-se ficar para dois dedos de conversa, acompanhados por chá quente e biscoitos.
De 15 em 15 dias o Teatro da Vista Alegre é a extensão da sua casa. Aproveite.
DOM 16 OUT Júlio Resende
DOM 30 OUT Marco Luz
DOM 27 NOV Norberto Lobo
DOM 11 DEZ Filho da Mãe
DOM 8 JAN Joana Gama
DOM 22 JAN Luís Martins
DOM 5 FEV André Barros
DOM 19 FEV Lula Pena