Traduzido em linguagem teatral pela companhia Lafontana ‐ Formas Animadas, a interpretação da obra Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, torna‐se mais ainda sedutora. Num palco transformado em estúdio de cinema, as imagens são recolhidas por um sistema informático que promove o seu tratamento, montagem, mistura, sonorização e inserção de efeitos especiais, tudo em tempo real. O resultado final é projetado numa tela. Graças à conjunção teatro‐cinema, o maior anti‐herói da história portuguesa quinhentista surge aos nossos olhos com uma intemporalidade fabulosa.
Publicado em 1614, Peregrinação reúne os relatos curiosos e aventureiros do descobridor Fernão Mendes Pinto, que expõe nesta obra vários géneros literários, vários perigos, sacrifícios, medos e obstáculos que enfrentou numa mistura de factos e ficções. Partindo deste potencial de expressividade cinematográfica, Marcelo Lafontana recupera a viagem narrativa do descobridor e cruza o seu Teatro de Papel com os recursos do audiovisual e do multimédia. Num palco transformado em estúdio de cinema, cenários e personagens desenhados e recortados em cartão são manipulados perante o olhar de câmaras de vídeo. As imagens são recolhidas por um sistema informático que promove o seu tratamento, montagem e mistura. Tudo em tempo real. O resultado é projetado numa tela, permitindo uma viagem que se faz com a imaginação à solta.
Público-alvo: secundário
Calendarização: 23 de fevereiro, terça-feira, às 10h00
Duração: 60 minutos
Bilhete: €2,00 (gratuito para as escolas do município)
Local: Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
Marcação das visitas SEMI: A marcação prévia é obrigatória, devendo ser efetuada para semi@cm-ilhavo.pt, ou para o Espaço Municipal pretendido. Deverá ainda consultar o Regulamento dos Espaços Municipais, e respetiva tabela de preços, disponíveis on-line. As atividades são gratuitas para os Estabelecimentos de Ensino do Município de Ílhavo.