O Festival Rádio Faneca recebeu, recentemente, a certificação da Europe for Festivals, Festival for Europe (EFFE), uma plataforma internacional, criada em Bruxelas pela Associação Europeia de Festivais, que liga festivais que envolvam as artes, as comunidades europeias e os seus valores, e que tenham impacto local, nacional ou internacional.
O selo da EFFE vem atestar a qualidade do festival, que se realiza dentro de uma semana, de 29 a 31 de maio, no Centro Histórico de Ílhavo. O Festival Rádio Faneca passará, assim, a fazer parte desta plataforma europeia, o que significa que as informações sobre o evento passarão a estar facilmente acessíveis ao público do festival, artistas, organizações artísticas, orquestras, companhias de teatro e dança, autoridades públicas e privadas, patrocinadores e meios de comunicação social.
No início deste Verão será lançado o website e o Guia Europeu de Festivais certificados e, depois do Verão, realizar-se-á a Gala EFFE, em local a definir, para atribuição de prémios aos melhores festivais em diferentes categorias.
Desta plataforma, na qual o Festival Rádio Faneca foi integrado, fazem parte 761 festivais de 31 países. Segundo esta entidade europeia, a participação portuguesa na plataforma excedeu todas as expetativas, visto que Portugal é o terceiro país com mais candidaturas ao EFFE, apenas ultrapassado por França e Itália.
Ílhavo volta a transmitir alegria com um programa feito de percursos e de descobertas onde, em família, entre amigos ou sozinho, pode explorar, conhecer e descobrir exposições, concertos, performances e brincadeiras, em ruas, becos, travessas, jardins ou vielas transformados em palcos inusitados.
Este é um Festival que só pode acontecer em Ílhavo, porque tem na sua génese a história das pessoas, das tradições e das vivências. Através do programa de rádio, a emitir em 103.9 FM, vamos ouvir as músicas e dedicatórias dos ouvintes, as notícias dos quotidianos dos habitantes do Centro Histórico e apresentar em estreia a Rádio Novela “A Mesa: Teatro para ver com os ouvidos”.
Do alinhamento dos três dias de festa fazem parte projetos que envolvem ativamente a comunidade e os artistas na sua criação, como é o caso do regresso da Orquestra da Bida Airada e da Casa Aberta.
As ruas do Centro Histórico são ocupadas por manifestações artísticas, exposição e performances, que resultam da visão e do trabalho criativo desenvolvido por diversos artistas.
No Jardim Henriqueta Maia há muitas brincadeiras para experimentar e um palco que acolhe concertos que trazem a Ílhavo alguma da melhor produção artística regional e nacional.
Uma sessão de drive in, com um clássico intemporal, e um concerto no Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo encerram o Festival.
Nos dias 29, 30 e 31 de maio, Ílhavo transmite alegria em momentos únicos e irrepetíveis para todos os públicos e com entrada livre.
A Câmara Municipal de Ílhavo/Centro Cultural de Ílhavo, agradece a todos os moradores do Centro Histórico que participam ativamente nos projetos do Festival Rádio Faneca.