Lusíadas Preto no Branco

Lusíadas Preto no Branco

Lusiadas2015 1 1 100 100
2015/05/08

A partir da epopeia de Camões, o Grupo de Teatro MarAlegre pretende recrear num tabuleiro de Xadrez as aventuras e desventuras de um povo que, por “mares nunca dantes navegados” chegou a terras longínquas. Assim, num duelo entre o bem e o mal, reis, marinheiros, Deuses, ninfas, guerreiros, são transformados em peças do jogo de xadrez que ora avançam, ora recuam, a caminho do Oriente…
Colocar “preto no branco” a obra de quem canta os feitos gloriosos do povo lusitano, é o desejo do Grupo de Teatro MarAlegre.

Imaginar os “Lusíadas” como um jogo de xadrez através de um tabuleiro que se torna um palco, é colocar as peças como jogadas pensadas por Camões, num duelo entre o bem e o mal, numa jogada de mestre.
Reis, marinheiros, Deuses, ninfas, guerreiros, são transformados em peças que ora avançam, ora recuam, a caminho do Oriente.
Colocar “preto no branco” a obra de quem canta os feitos gloriosos do povo lusitano é o desejo do Grupo de Teatro MarAlegre.

PEÇA INTEGRADA NO FESTIVAL DE TEATRO DO MUNICÍPIO DE ÍLHAVO

Ficha técnica:

Autor: Luís Vaz de Camões
Adaptação: Anabela Mateus e Paula Gomes
Conceção, Dramaturgia, Encenação, Seleção musical, Figurinos, Adereços Cenografia:
Anabela Mateus e Paula Gomes
Intérpretes: Grupo de Teatro MarAlegre
Participação Especial: Alunos da Ginástica de Grupo
Local do espetáculo: Centro Cultural de Ílhavo
Duração da peça: 60’
Público alvo: Público em geral e público escolar (2º, 3º Ciclo e Secundário).

Apoios:

Câmara Municipal de Ílhavo; Centro Cultural de Ílhavo; Agrupamento de Escolas de Ílhavo; Confraria Camoniana; Centro de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra.

Historial do Grupo de Teatro MarAlegre:
Fundado em 2007 na Escola Básica José Ferreira Pinto Basto, o Clube de Teatro MarAlegre tem já uma história rica em participações, quer em Mostras Coletivas de Teatro, quer em apresentações individuais.
Anos 2007 e 2008 - Participação no Projeto de Teatro Amador promovido pelo Teatro Aveirense e dinamizado pelo Encenador Cláudio Hochman; 2009 - Participação no FADA (Festival de Artes Dramáticas de Aveiro) com a apresentação da peça de Teatro "Shakespeare em 4 Telas", no Teatro Aveirense e no Centro Cultural de Ílhavo; 2010 - Surge o nome do Grupo - Teatro MarAlegre; Apresentação da peça "Odisseia de Homero… e não só!” no Centro Cultural de Ílhavo; participação no Festival de Teatro do Município de Ílhavo; 2011 – “Odisseia de Homero… e não só!” – Centro Cultural de Ílhavo e Teatrão (VII Mostra de Teatro Escolar - Coimbra); 2012 – “Heróis do Mar” – Centro Cultural de Ílhavo e Museu Marítimo de Ílhavo; 2013 – “Heróis do Mar” - Centro Cultural de Ílhavo e Teatrão (IX Mostra de Teatro Escolar - Coimbra); “Bacalhaus com Style” - Museu Marítimo de Ílhavo. 2014 – “Comemorações dos 500
anos da Outorga do Foral de Ílhavo” e “Comemorações dos 500 anos da Outorga do Foral de Soza” com encenação de António Morais; “Lusíadas Preto no Branco” – Centro Cultural de Ílhavo no âmbito do Festival de Teatro do Município de Ílhavo; “As Tágides de Camões” – Museu Marítimo de Ílhavo no âmbito da palestra “As Tágides de Camões na obra de Rafael Bordalo Pinheiro” – Confraria Camoniana de Ílhavo. Cerimónia – Dia do Diploma – “Concílio dos Deuses” (adaptação da obra “Os Lusíadas”).

 
23 MILHAS
Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo - Portugal
tel +351 234 397 260
23milhas@cm-ilhavo.pt 
©2012 CCI
Acessibilidade

powered by Wiremaze