A antestreia da nova peça de teatro de Sandra Barata Belo e os concertos de Mick Harvey e Cuca Roseta são alguns dos destaques da agenda que a Câmara Municipal de Ílhavo, através do Centro Cultural de Ílhavo, apresenta para os próximos meses. Música, teatro, cinema animado e um fim-de-semana dedicado à família são as propostas anunciadas até Setembro.
O terceiro trimestre do ano abre com a ante-estreia da mais recente peça de teatro da atriz Sandra Barata Belo, acompanhada de Félix Losano, Luís Figueiredo e Rafael Anjos. “Carta de Uma Desconhecida” é uma peça que surge no âmbito de uma residência artística que se encontra a decorrer no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, sendo o CCI um dos co-produtores. A peça será um dos projectos mais importantes da Trienal de Lunada, também um dos parceiros deste projecto, sendo apresentada no dia 3 de julho, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré. “Carta de uma desconhecida” conta a história de uma menina de 13 anos que tem um amor platónico por um homem mais velho e as consequências que daí advêm.
A 22 de julho, no Centro Cultural de Ílhavo, Mick Harvey, ex-Bad-Seed de Nick Cave, interpreta, em inglês, as músicas de Serge Gainsbourg, o mestre da “chançon française”, designadamente dos álbuns de grande sucesso, “Intoxicated Man” e “Pink Elephants”. Este é um dos dois concertos que o músico dá em Portugal.
Ainda em julho, o Centro Cultural de Ílhavo dedica um fim-de-semana à família e, sobretudo, aos mais novos. A terceira edição do “Encontro-te na Praça” realiza-se nos dias 10 e 11 de julho (sexta-feira e sábado), na Praça do Centro Cultural de Ílhavo, onde se realizam atelieres de origami, jogos tradicionais e dois espetáculos: a peça “A farsa do mestre Pedro” (Teatro e Marionetas Mandrágora) e a banda de palhaços “Irmãos Esferovite”.
A 26 de setembro, destaque para o concerto de Cuca Roseta, que vem ao CCI apresentar o mais recente álbum, “Riû”, no qual regista um encontro entre a canção portuguesa e a música popular brasileira ou entre a pop e a morna. “Riû”, nas palavras da artista, é “um disco alegre, cujas letras positivas mostram o outro lado do fado - intenso mas esperançoso”.
Também em setembro, o cinema animado faz as delícias de miúdos e graúdos. O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré exibe, entre os dias 10 e 12, uma compilação de curtas-metragens de cinema de animação para crianças, acompanhado de um workshop; para os adultos está reservada a sessão de Premiados do Cinanima 2014 (Festival Internacional de Cinema de Animação, que se realiza em Espinho), a 11 de julho.
Para famílias com bebés dos seis meses aos três anos, o Centro Cultural de Ílhavo propõe um concerto encenado para bebés: “Embalos para adormecer anjos”, no dia 13 de setembro. Trata-se de um encontro musical e poético onde três vozes e alguns instrumentos musicais fazem aparecer e desaparecer embalos, ações e canções sobre os primeiros passos e compassos na vida.
Além dos espetáculos, há duas exposições para ver. “Raízes#2”, uma exposição de desenho/pintura, de Maria Afonso, está patente no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré até 31 de julho; “Os Ílhavos na Grande Guerra”, uma exposição de homenagem à presença de 240 militares ilhavenses na Grande Guerra, pode ser apreciada até 31 de outubro, no Centro Cultural de Ílhavo.