Nas férias da Páscoa, o 23 Milhas e a DCTR - Associação Cultural vão promover o primeiro estágio dança contemporânea, na Fábrica Ideais da Gafanha Nazaré. Integrando num espaço de Residências Artísticas, este estágio possibilitará uma formação mais intensiva e proporcionará a todos os participantes ótimas condições de acolhimento, possibilitando a participação de alunos de todo o país.
A partir do conceito de “território”, António Cabrita e São Castro propõem abordar o seu processo criativo e linguagem coreográfica, tendo como ponto de partida uma das suas criações "Wasteland”.
Ao longo do laboratório coreográfico serão abordadas as diferentes fases de composição inscritas no processo criativo dos Coreógrafos que, atualmente, são também Diretores Artísticos da Companhia Paulo Ribeiro. Este exercício culmina com a construção de uma apresentação integrada no espetáculo de encerramento do Estágio de Dança Contemporânea.
Parceria: 23 Milhas / DCTR - Associação Cultural
Dias 5, 6, 7 e 8 de abril
· 10:00 às 11:30 - aula Dança Contemporânea
· 11:30 às 12:30 - Laboratório Coreográfico
· 14:00 às 17:30 - Laboratório Coreográfico
· 18:00 às 20:00 - Laboratório Criativo de Vídeo e Som
Dia 9 de abril (domingo)
· 10:00 às 13:00 - Laboratório Coreográfico
· 15:00 às 17:00 - Ensaio Geral
· 18:30 - Espetáculo Final Estágio
António Cabrita é licenciado pela Escola Superior de Dança, formado pela Escola de Dança do Conservatório Nacional, estudou igualmente cinema na New York Film Academy e criatividade publicitária na Restart em Lisboa. Trabalhou com coreógrafos como Rui Horta, Né Barros, Silke Z, Paulo Ribeiro. Foi nomeado em 2014 para os prémios SPA, como co-autor da peça “Abstand” de Luís Marrafa. Desde 2011, desenvolve um projecto em colaboração artística com São Castro, com o qual recebeu o prémio SPA 2015 – Melhor Coreografia, com a peça “Play False” e a nomeação, em 2016, com “Tábua Rasa” , uma peça em co-criação com Henriett Ventura e Xavier Carmo, uma co-produção com a Companhia Nacional de Bailado e Vo’Arte. Uma das mais recentes criações de António Cabrita e São Castro, intitulada “Rule of Thirds”, estreada em abril de 2016, foi considerada pelo jornal Público como um dos melhores espetáculos de dança desse ano. Ainda em 2016 estrearam Turbulência, uma cocriação com Henriett Ventura e Xavier Carmo. Esta peça foi nomeada, em 2017, para o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores na categoria Melhor Coreografia. Recebeu a Medalha de Prata de Valor e Distinção pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente é diretor artístico da Companhia Paulo Ribeiro.
São Castro estudou no Balleteatro Escola Profissional do Porto e licenciou-se na Escola Superior de Dança em Lisboa. Integrou o Balleteatro Companhia, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e o Ballet Gulbenkian. Trabalhou com coreógrafos como Vasco Wellenkamp, Rui Lopes Graça, Clara Andermatt, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, André Mesquita, Tânia Carvalho, Luís Marrafa e Hofesh Shechter. Fez criações para a Companhia de Dança do Algarve, Escola de Dança do Conservatório Nacional, Projecto Quórum e recentemente Companhia de Dança de Almada.
Desde 2011 desenvolve um projecto em colaboração artística com António Cabrita, com o qual recebeu o Prémio SPA 2015 – Melhor Coreografia, com a peça “Play False” e a nomeação, em 2016, com “ Tábua Rasa”, uma peça em co-criação com Henriett Ventura e Xavier Carmo, uma co-produção com a Companhia Nacional de Bailado e Vo’Arte. Uma das mais recentes criações de António Cabrita e São Castro, intitulada “Rule of Thirds”, estreada em abril de 2016, foi considerada pelo jornal Público como um dos melhores espetáculos de dança desse ano. Ainda em 2016 estrearam Turbulência, uma cocriação com Henriett Ventura e Xavier Carmo. Esta peça foi nomeada, em 2017, para o Prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores na categoria Melhor Coreografia. Recebeu a Medalha de Prata de Valor e Distinção pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Actualmente é diretora artística da Companhia Paulo Ribeiro.
De Aveiro para a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré
O Estágio de Dança da Páscoa com Residência na Fábrica das Ideias - António Cabrita e São Castro - terá transporte para os bailarinos que cheguem a Aveiro e não tenham, no primeiro dia, como se deslocar para a Gafanha da Nazaré. Neste sentido, estará um autocarro junto à Estação da CP em Aveiro do lado da Avenida Lourenço Peixinho entre as 9:00 e as 9:40, no sentido de receber e transportar os bailarinos para a Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré. Este transporte só se realizará no primeiro dia de Estágio.
O autocarro aguarda pelos participantes nas traseiras da Estação de Comboios, na Rua de Artur de Almeida Eça.
Formulário de inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/1oIWCT_xHm3WQCIOdI2iQh5kF68-JUpiw6jC5md6j3ss/viewform?edit_requested=true
Número de vagas limitado.
A organização reserva-se o direito de alterar ou cancelar workshops caso não se verifique o nº mínimo de inscritos até 8 dias antes da realização dos mesmos.
Infoline
234 397 260 | bilheteira.23milhas@cm-ilhavo.pt