Na próxima quinta-feira, 2 de novembro, há conversa com a artista Marisa Piló, no âmbito da Fazer Sentido - Exposição de Artes Visuais Art-Map/23 Milhas. A conversa, que acontece a partir das 10:00, na Casa da Cultura de Ílhavo, é dirigida ao alunos do ensino secundário e ao público em geral. Marisa Piló foi uma das artistas residentes na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e apresenta o resultado do seu trabalho na Fazer Sentido - Exposição de Artes Visuais Art-Map/23 Milhas. É licenciada em Artes e Design e dedica-se à experimentação com vários materiais. Foi a partir de redes de pesca do bacalhau, cedidas por pescadores da região, que Marisa Piló trabalhou o território ilhavense. O seu trabalho estará exposto, entre 7 de outubro e 30 de dezembro, na Galeria da Casa da Cultura de Ílhavo e no Espaço de Oficinas da Fábrica das Ideias.
10 novembro Patrícia Ferreira
17 novembro José Plácido
“Fazer sentido”. Um desafio da ART-MAP LAB ao 23 Milhas, esta é uma exposição transversal aos vários espaços culturais do Município de Ílhavo, em que são revelados os trabalhos resultantes das oito residências artísticas da ART-MAP LAB que a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolheu ao longo dos primeiros meses de 2017, a que se juntam alguns artistas convidados, em mais de uma centena de obras.
Em cinco pontos do mapa ilhavense, mais de trinta artistas nacionais e internacionais reúnem as suas obras, recorrendo a materiais, técnicas e expressões distintos, mas com um traço comum: a força do território.
O projeto começou na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré no dia 12 de abril. Os artistas apropriaram-se do território e criaram novas peças com materiais usados, provenientes de oficinas e indústrias da região. Colocaram-se no mapa.
Pintura, escultura, instalação, vídeo, colagem: assim se contam narrativas ligadas ao mar, à pesca, às descobertas e à ecologia. Colocaram-nos no mapa.
De 7 de outubro a 30 de dezembro, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a Casa da Cultura de Ílhavo, a Biblioteca Municipal de Ílhavo, o Museu Marítimo de Ílhavo e o Museu Vista Alegre recebem a exposição destes trabalhos e dos de alguns convidados nacionais e internacionais com a curadoria de Madina Ziganshina, da ART-MAP LAB. Mais de uma centena de obras, 34 artistas, 13 países.
Paralelamente à exposição, há um ciclo de atividades educativas com participação de artistas, oficinas, apresentações, conversas com os artistas e um concerto.