Exposição - Mostra de Robertos e Marionetas

2013Histórico
20 Junho 2013 a 31 Julho 2013
Z  foto part 1 770 9999

A Exposição da Mostra de Robertos e Marionetas marca o 3.º Aniversário da Remodelação do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, reunindo um conjunto de ações que vão desde os espetáculos aos workshops passando por uma palestra dedicada à memória coletiva do Teatro D. Roberto.

Esta exposição de Robertos e Marionetas, que estará patente no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré até 21 de julho, contempla um trabalho de investigação sobre um artista popular, Armando Ferraz, que foi um dos últimos fantocheiros, ao jeito daqueles que andavam de feira em feira a exibir a sua arte, natural da Gafanha da Nazaré. Na exposição, além da coleção de fantoches de Armando Ferraz, podemos apreciar várias coleções de outros bonecreiros portugueses.

Armando Ferraz (1923-1997)

Armando Soares Ferraz foi um artista popular que, embora iletrado, se tornou famoso por ser um homem de muitos talentos. Organizou festas populares, participou nas cegadas de Carnaval, ensaiou ranchos folclóricos e marchas, sendo muito apreciado pelos encadeados ou entrançados que criava e ensaiava.
Aos 14 anos, fascinado com o teatro de Robertos a que tinha assistido na Feira de Março, Armando Ferraz começa a construir, com auxílio de uma navalha, os seus primeiros bonecos. Aos 15 anos, já fazia as suas primeiras exibições no largo do Zé da Branca. Na memória de muitos, ainda está presente a imagem do seu teatro de Robertos animado pelas personagens do Barbeiro, do Cliente e da Mulher, do Polícia e do Padre, ou ainda do Diabo, do Touro e do Toureiro.
Natural da Gafanha da Nazaré, nasceu a 4 dezembro de 1923. Os seus vizinhos do Canto dos Zanagos, local onde morava, recordam-no como um homem simples, humilde, talentoso e muito pândego – para muitos, era a “alegria da rua”.
A necessidade de um rendimento estável para sustentar a família, obrigaram-no a desempenhar outras profissões. Foi jornaleiro, dragador, pintor e guarda-vigilante no Forte da Barra. Reformou-se da Junta Autónoma do Porto de Aveiro, em 1988, como guarda-portuário-chefe.
Admirável fantocheiro e bonecreiro, o trabalho de Armando Ferraz é hoje reconhecido por especialistas e mestres que, tal como ele o fez, dedicam a sua vida ao desenvolvimento e estudo desta arte.

 
23 MILHAS
Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo - Portugal
tel +351 234 397 260
23milhas@cm-ilhavo.pt 
©2012 CCI
Acessibilidade

powered by Wiremaze